sexta-feira, 23 de outubro de 2015

DE AGORA !!!! Incêndio é controlado e rebelião chega ao fim em penitenciária de Parnamirim


Rebelião teria sido iniciada pela insatisfação dos detentos em razão das constantes revistas realizadas nos pavilhões e celas


Por Bruno Araújo e Saulo de Castro
A rebelião na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) está controlada. Presos do Pavilhão 2 da unidade prisional iniciaram, por volta das 16 horas desta sexta-feira, uma rebelião com a queima de colchões que acabaram por provocar um incêndio de grandes proporções, mas que também acabou controlado. O Grupo de Operações Especiais (GOE), policiais militares e o Corpo de Bombeiros participaram da ação.
Rebelião teve início no final desta tarde (Foto: Cedida)
Rebelião teve início no final desta tarde (Foto: Cedida)
Bombas de efeito moral foram utilizadas para amenizar a situação que só foi controlada pouco mais de duas horas após o seu início. Ainda não há informações sobre feridos ou os danos provocados na unidade prisional.
Segundo apurou a reportagem do portalnoar.com, a rebelião teria sido iniciada pela insatisfação dos detentos em razão das constantes revistas realizadas nos pavilhões e celas. A partir delas, foram identificados aos menos três túneis. O quarto, mais recente, levava direto para o pátio externo da unidade.
Há ainda informações de que os detentos estariam protestando também quanto à falta de atendimento médico a um dos internos. Segundo a advogada de um dos detentos, Dariádila Albuquerque, o preso Gilberto Cruz da Silva apresentou suspeitas de tuberculose, foi transferido do pavilhão 2 para o setor de triagem e há 15 dias não recebe tratamento médico.
Havia promessa de que uma equipe viria nesta sexta-feira (23) ao presídio, mas não compareceu. Também em função disso, a a rebelião teria sido deflagrada. Atualmente, o presídio conta com uma comunidade de aproximadamente 300 presos.
Novo comando
Curiosamente, a rebelião acontece no mesmo dia em que o novo titular da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC) foi empossado nesta sexta-feira (23) pelo governador Robinson Faria. Procurador do Estado, Cristiano Feitosa Mendes assumiu a pasta responsável pela administração do Sistema Penitenciário e Defesa Civil esta manhã.
Cristiano Feitosa disse que a meta imediata da SEJUC é retomar o controle do Sistema Penitenciário e para isso vai atuar com o apoio de todo o sistema de segurança do Estado.

PORTAL NO AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

peço a todos que visitarem meu blog
deixem comentarios.
obrigado.