terça-feira, 22 de abril de 2014

Policiais militares e bombeiros decidem suspender paralisação Categorias vão dar voto de confiança ao Governo do Estado que se comprometeu a enviar projeto da Lei de Promoção de Praças para Assembleia Legislativa.


Os policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte deliberaram pelo fim da paralisação deflagrada no início da manhã desta terça-feira (22). Após reunião com a cúpula da segurança pública, as categorias optaram por oferecer mais um voto de confiança ao Governo do Estado, que assumiu o compromisso de enviar o projeto da Lei de Promoção de Praças para a Assembleia Legislativa, no dia 30 deste mês de abril.
Com isso, os policiais e bombeiros militares realizaram uma assembleia geral extraordinária no acampamento montado em frente à Governadoria e votaram pela suspensão da greve. “Agora, vamos esperar que o Governo cumpra com sua palavra, tendo em vista que o próprio secretário de Segurança, Eliéser Girão Monteiro, assinou um termo de compromisso”, destaca o soldado Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM-RN.
A paralisação dos PMs e bombeiros teve início às 7h, reunindo praças e oficiais, bem como familiares dos militares, em frente ao prédio da Governadoria. A adesão aconteceu também pelo interior do Rio Grande do Norte. Além de se comprometer a enviar o projeto da Lei de Promoção de Praças, o Governo agendou uma reunião para o dia 5 de maio, quando os outros pontos da pauta de reivindicações deverão ser debatidos.
A pauta de reivindicações das duas categorias inclui: Lei de Promoção de Praças; Reajuste de 56,7% do subsídio e a inclusão da database ao texto da leu; Devido enquadramento dos níveis remuneratórios; Pagamento das férias; Integralização dos vencimentos dos que foram promovidos e ainda não recebem de acordo com a graduação; Revisão da lei e reajuste da Diária Operacional; Admissão de etapa alimentação com verba indenizatória; Revisão do estatuto da Polícia Militar (Carga horária); Substituição do RDPM por código de ética; Complementação dos efetivos de acordo com o previsto nas leis de fixação do efetivo e convocação dos 824 suplentes; Assistência à saúde psíquica do PM e do BM.
Com o retorno as atividades normais, o policiamento ostensivo será retomado de maneira integral nas ruas de Natal e todo o Estado, já na noite desta terça-feira. Ainda durante a reunião com a cúpula da segurança, ficou acordado que os policiais que participaram do movimento de hoje não receberão nenhum tipo de punição.
*Fonte: Assessoria / ACS-PM  // via portal BO

PMs paralisam atividades por tempo indeterminado nesta terça-feira Movimento terá início a partir das 7h, com concentração em acampamento em frente à Governadoria.


Os policiais militares, acampados desde o último dia 8 na frente do prédio da Governadoria, decidiram permanecer no local e iniciam nova paralisação, desta vez por tempo indeterminado, a partir das 7h desta terça-feira (22). A decisão foi tomada após uma assembleia realizada na semana passada no mesmo local do acampamento.
As representações de associações de praças da PM-RN se reuniram na tarde desta segunda-feira (21) com o Procurador Geral do Estado, Miguel Josino. Eles apresentaram detalhes da pauta de reivindicação e receberam como resposta o compromisso do procurador em formar uma mesa de negociação com a governadora ainda na manhã desta terça.
De acordo com Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM-RN, os policiais militares manterão a paralisação marcada para esta terça-feira e vão aguardar o resultado dessa mesa de negociação, que deverá acontecer até o final da manhã.
"A expectativa é de uma grande participação de praças vindos também do interior do Estado para somar a esta luta que só têm um motivo, garantir ao cidadão um melhor serviço de segurança pública", disse Roberto Campos.
Uma estrutura de barracas foi montada para acolher os policiais militares durante paralisação. Uma cozinha improvisada também foi montada no local para garantir a alimentação dos participantes das atividades de reivindicação.

*Fonte: Assessoria / ACS-PM // portal BO

 

Ex-presidiário é executado em Extremoz Vítima foi abordada ao descer de um transporte alternativo.


Um homem de 21 anos foi executado na tarde desta segunda-feira (21), no bairro Jardins de Extremoz, na comunidade de Brogodó, em Extremoz, região metropolitana de Natal. José Felipe Mathias da Silva foi surpreendido por homens em uma moto no momento que descia de um transporte alternativo. Os suspeitos efetuaram diversos tiros de pistola que atingiram a cabeça da vítima.
De acordo com o cabo Freitas, do 11º Batalhão, José, que era mais conhecido como “Felipe matador”, já tinha cumprido pena por assalto e há alguns meses estava solto, no entanto, desconhece o motivo e autoria do crime. “Ainda não temos nenhuma informação da autoria desse assassinato, devido ao medo, a população não colabora e diante da ausência de detalhes ficamos de mãos atadas. Vamos deixar que a polícia judiciária investigue o fato“, disse.
Uma testemunha da execução, que preferiu não ter o nome revelado, relatou para a reportagem do Portal BO que a vítima ainda conseguiu descer do transporte e que dois homens em uma moto já estavam a seguindo. O criminoso que estava no banco garupa efetuou pelo menos cinco disparos atingindo o jovem de surpresa. O fato será investigado na delegacia da cidade.
 
Portal BO