sábado, 21 de dezembro de 2013

'Protesto dos Pinta' acaba em confusão no Midway

O "Protesto dos Pinta" acabou em correria e confusão no Shopping Midway Mall, no bairro do Tirol, em Natal. Duas mulheres e quatro homens foram detidos e alguns jovens
acabaram agredidos pela Polícia Militar.

De acordo com a equipe de Relações Públicas da Polícia Militar, cerca de 50 pessoas participavam do protesto. Os manifestantes tentaram entrar no shopping individualmente e algumas pessoas acabaram sendo impedidas, então houve tentativa de entrada em grupo. A administração do estabelecimento acabou fechando algumas portas para tentar conter a invasão.

A confusão foi tamanha que um policial acabou atropelado por uma viatura da PM, porém sem gravidade. Muitas pessoas no interior e no entorno do shopping ficaram assustadas e sem entender o que estava acontecendo.

Protesto dos Pinta

O evento é um ato contra a discriminação dos Pinta e clama pelo direito dos indivíduos entrarem nos shopping centers da cidade. O motivo seria uma confusão registrada na tarde do sábado passado (14) em que seguranças do local teriam supostamente impedido a entrada de algumas pessoas

A manifestação tomou corpo a partir da divulgação do jovem Jordson Martins pelas redes sociais de que teria sido expulso do shopping pelos seguranças. A ação desses profissionais seria o desdobramento de outras ações,  há algumas semanas, quando jovens de torcidas organizadas rivais teriam promovido baderna na praça de alimentação do estabelecimento.

“Dia 14 fui ao Midway com meus colegas. De repente fui abordado pelos seguranças. Eles alegaram que eu tinha me envolvido na última confusão. Cinco seguranças me levaram à força para um corredor onde me espancaram”, escreveu o rapaz. “Estou fazendo os procedimentos necessários para defender todos que ali frequentam. Peço a colaboração de todos”, completou Martins.

A expulsão de Jordson teria acontecido concomitantemente à proibição do acesso de outras pessoas ao shopping sem que estas tivessem cometido qualquer ato de vandalismo ou crime. A divulgação sobre a suposta atitude dos seguranças gerou comentários raivosos de internautas. “O critério para proibir a entrada do pessoal era a vestimenta e a cor da pele”, disse uma pessoa nas redes. A partir daí, uma série de comentários em desfavor da administração do shopping surgiu.

O caso ganhou mais repercussão quando o internauta Henrique Barros (Marreco) decidiu propor uma manifestação. Com o lema “Os pinta (sic) também tem direito de entarr (sic) no shopping”, o jovem convidou centenas de pessoas para participar do “Protesto dos pinta” (sic).

Polícia apreende cerca de uma tonelada de maconha e bandido morre Três homens estavam em casa e reagiram a prisão. Além do morto, um foi baleado e outro preso

Foto: Thyago Macedo / Portal BO
A polícia realizou uma operação e apreendeu aproximadamente uma tonelada de maconha no bairro Nova Esperança, em Parnamirim. Durante a abordagem, três homens estavam em uma casa e um deles teria tentado fugir, sendo baleado e morto ainda dentro da residência.
O suspeito morto foi identificado até o momento apenas pelo apelido de Dinho. Além dele, outro homem foi baleado na perna e teve que ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os policiais também prenderam um terceiro suspeito que estava na residência.
No local, foram encontrados vários tabletes de maconha e, de acordo com informações preliminares, a quantidade de droga é superior a uma tonelada. O flagrante foi feito na rua Parque das Candeias, próximo ao IFRN de Parnamirim.
Um morador do local disse para a reportagem do Portal BO que as pessoas que moravam nessa casa costumavam sempre chegar em carros diferentes.
Portal BO