quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rosalba decreta estado de calamidade na Saúde.


A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), decretou estado de calamidade na Saúde pública do Rio Grande do Norte. A decisão foi informada na tarde de hoje (4) e o objetivo, segundo Rosalba, é dar celeridade às ações para mudar atendimento da rede pública.

Em entrevista coletiva, Rosalba adiantou que, além do decreto, também serão tomadas ações emergenciais e as que têm o objetivo de atender a médio e longo prazos as melhorias no atendimento à população e estruturação dos hospitais públicos do Rio Grande do Norte.

Ao todo, a governadora garantiu que serão investidos R$ 25 milhões na reforma, restauração, ampliação e aparelhamento dos hospitais estaduais. Também serão investidos R$ 4,7 milhões na criação da Central de Regulação para gerenciamento de leitos, com implantação de qualificação profissional. O objetivo é que sejam abertos  53 novos leitos de UTI (geral, pediátrica, coronariana e neonatal).

Rosalba afirmou que haverá uma "força tarefa" junto ao Ministério da Saúde para zerar a fila de cirurgias ortopédicas e que o Governo fará convocação pública para construção de um novo hospital de traumatologia em Natal, através de uma Parceria Público-Privada. O hospital, de acordo com Rosalba, terá 200 leitos gerais, 50 de UTI e mais 100 salas de cirurgias. Além disso, a governadora também disse que foi habilitado um helicóptero para UTI aérea, que transportará transplantados e pessoas em condições críticas.

Com relação ao trabalho dos profissionais, Rosalba anunciou medidas para o controle de escalas de médicos e servidores, que serão divulgadas no site da Sesap e encaminhas ao Ministério Público. O objetivo da governadora é convocar todos os funcionários da Saúde cedidos a outros órgãos para que retomem as atividades em 60 dias, quando será implantado o ponto eletrônico. 

Para o cumprimento de todas as medidas, a governadora garantiu um prazo de 180 dias. "Pra enfrentar a situação foi necessária essa medida.Temos que colocar o dedo na ferida para salvar esse paciente que é a saúde publica", declarou a governadora. Rosalba garantiu ainda que "faz questão da participação dos órgãos de controle como TCE e MP e dos servidores da saúde".

Júlio Protásio se defende de acusação de oportunismo político



Artur Melo/Nominuto.com
Vereador Júlio Protásio durante entrevista ao Jornal 96, da 96 FM.
Áudios
O vereador Júlio Protásio (PSB) reafirmou em entrevista ao Jornal 96 as críticas a agentes públicos ligados à prefeita Micarla de Sousa (PV), dentre os quais se destacam os colegas Heráclito Noé (PR), Enildo Alves (DEM) e o secretário adjunto de Meio Ambiente e Urbanismo, Eugênio Bezerra.

A contenda entre os quatro ganhou notoriedade ontem, durante a polêmica votação para pedido de abertura de impeachment da prefeita da cidade. Os dois vereadores da base da prefeita acusaram Júlio de oportunismo político, argumentando que ele foi governo e agora pede intervenção no mandato de Micarla no lado da oposição.

“Oportunismo foi Heráclito Noé sair do Gabinete Civil para a Câmara apenas para votar e manobrar em interesse da prefeita. De oportunismo entende Enildo Alves, que foi governo em Aldo Tinôco, Wilma de Faria, Carlos Eduardo e agora na gestão da prefeita Micarla de Sousa”, disse o líder da bancada do PSB na Câmara de Vereadores.

Contra o jornalista Eugênio Bezerra, que se envolveu em episódio de agressões verbais com a mulher do pessebista, Ana Paula Araújo, Júlio diz que houve postura de truculência: “A primeira palavra que ele disse ontem era que iria derrubar a Câmara. Agrediu a mim verbalmente se dirigindo à minha esposa. Ela então perguntou: ‘e sua prefeita?’ Aí ele foi disse que não falasse da prefeita dele e colocou o dedo na cara da minha mulher”, relatou.

Protásio contou ainda que se sentiu à vontade para deixar a administração da prefeita Micarla de Sousa. Segundo explicou, no início do mandato, a chefe do Executivo convidou a bancada do PSB para integrar a base do governo do PV na Câmara, o que foi avalizado pelo diretório municipal do PSB.
Artur Melo/Nominuto.com
Protásio contou que se sentiu à vontade para deixar a administração da prefeita Micarla de Sousa.

Há mais de um ano e meio, todavia, prosseguiu ele, seu mandato assumiu postura independente, tendo culminado com a mudança para a oposição ao fim do ano passado. Nesse meio tempo, Júlio perdeu os cargos indicados na administração da prefeita, ato que teria motivado revanche contra a alcaidessa, argumentam os vereadores Heráclito Noé e Enildo Alves.

Além do pedido de impeachment, a Câmara apreciou ainda o pedido de quebra de monopólio do setor de combustíveis na cidade, mas não houve êxito. O processo tramitará normalmente pelas comissões da Casa. A Lei de Diretrizes Orçamentários (LDO) também foi apreciada e aprovada consensualmente.

Dissidentes
Júlio rebateu a afirmação de que defendeu punição aos dois vereadores do partido que contrariaram orientação do PSB e votaram contra as contas de Carlos Eduardo Alves. Segundo ele, a defesa feita foi, na verdade, de coerência ao partido e não de punição. Bispo Francisco de Assis e Adenúbio Melo tiveram a conduta perdoada.

                                                   REFRESCAR A MÉMORIA !!!


       A Sra, Esposa do vereador por muito tempo tbem fez parte da atual gestão Micarla de Sousa....
Quando o atual presidente da Ativa o jornalista Rodrigues Netto era o presidente da Funcart.
para muitos meia palavra basta.....
    O vereador Julio protasio  sempre esteve prresente na atual gestão,oque esta acontecendo é que elle esta cuspindo no prato que sempre comeu e que agora esta Vazio.