sexta-feira, 18 de maio de 2012

PREFEITA MICARLA DE SOUSA


As Cooperativas de Materiais Recicláveis da capital passam a contar a partir desta quinta-feira (17) com cinco novos veículos doados pelo Programa Água Brasil, da Agencia Nacional das Águas (ANA). A entrega dos veículos foi feita pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) e da Fundação Banco do Brasil, foi realizada na Casa dos Ofícios, que fica localizada dentro da estação de transbordo de Cidade Nova.

A doação dos veículos foi feita após a realização de um monitoramente técnico do trabalho de reciclagem em Natal junto à Urbana, a Ong WWF Brasil, a Fundação Banco do Brasil e outros parceiros, que verificou a necessidade de novos veículos para auxiliar o trabalho dos catadores.

A prefeita do Natal destacou a importância da doação dos veículos para melhorar os trabalhos das Cooperativas de Materiais Recicláveis e das parcerias entre a Prefeitura e a ONG WWF Brasil, Fundação Banco do Brasil e da Agencia Nacional das Águas.

“Precisamos destacar aqui o trabalho desenvolvido pelos catadores de materiais recicláveis da nossa cidade, que agora considero agentes de mudança ambiental e que contribuem decisivamente para melhoria da qualidade de vida da capital potiguar”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

“Esse é um movimento de cunho social de longo alcance, pois além de contribuir para defesa do meio ambiente, também ajuda no sustento de muitas famílias”, ressaltou o presidente da Urbana, João Bastos.

De acordo com o coordenador do projeto Água Brasil no WWF, Fábio Cedrin, Natal é a primeira e única cidade brasileira a desenvolver parceria com associações de catadores de materiais recicláveis.

Os veículos foram doados à Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Natal (Coopcicla) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do RN (Coocamar) e são um Caminhão Baú Wolkswagem; uma Towner Júnior; três Towners Junior cabine dupla e uma Topic com capacidade para 13 lugares. Tais veículos viabilizarão melhor o processo de coleta seletiva, bem como o deslocamento dos catadores.

“A palavra mais importante em todo este processo é parceria, pois a atuação de cada um dos atores aqui reunidos é muito importante, transformando Natal numa referência na coleta de reciclagem de materiais recicláveis de Natal”, disse o superintendente do Banco do Brasil do RN, Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira.
Segundo Heverton Rocha, gerente de Meio Ambiente da Urbana, atualmente são recolhidos mensalmente em Natal 298 toneladas com cerca de 60% da capital potiguar coberta, com o trabalho de 171 catadores em atuação.

O Programa Água Brasil tem a atuação compartilhada com instituições parceiras e a sociedade civil, e busca integrar ações que contribuam para a organização da cadeia produtiva dos Resíduos Sólidos e promoção do desenvolvimento territorial integrado e inclusivo no município de Natal.

As reuniões com entidades diversas e com as agências do Banco do Brasil mostram resultados imediatos, a exemplo da elevação em 15% do material recolhido pelos catadores de Natal no período de outubro 2011 a janeiro 2012, impactando positivamente na renda dos cooperados.